Retalhos é uma Graphic Novel, escrita e ilustrada por Craig Thompson lançada por Quadrinhos na Cia(companhia das letras). Venceu três prêmios Harvey(melhor artista, melhor graphic novel original e melhor cartunista), e, em 2005, do prêmio da crítica da Associação Francesa de Críticos e jornalistas de Quadrinhos.
Craig narra uma pequena parcela de sua vida, desde retalhos da infância até sua adolescência passando pelo primeiro amor. Thompson tem uma sinceridade muito linda na escrita. Mostrando vários detalhes de sua vida que muitos esconderiam, como ser abusado sexualmente. Além do texto o que mais me chamou atenção foi seu traço, que é bem leve e gostoso de ver, mas consegue ser perturbador quando precisa. Mostrando como o autor sabe expressar-se bem através do desenho, chegando, muitas vezes não ter a necessidade do texto para passar a emoção.
Como veio de uma cidade pequena e religiosa, Craig passou a infância frequentando a Igreja, escola cristã e acampamento religioso. A revista inteira, ao meu ver, mostra os preconceitos que os pastores e moradores, puritanos, tem por conta da imagem que fizeram da Religião, além da ignorância, como é mostrado na parte final da graphic novel(Não é nada importante para a história, mas...SPOILER!):
Thompson e outra personagem estão conversando sobre como é medida a idade da terra. A personagem diz que a Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Então um homem, pastor pelo que eu me lembro, diz: Mas a bíblia diz que a terra só tem 6 mil anos.
Pensando por um lado a história é meio uma acensão do personagem, o autor. Craig em uma entrevista para o site programa de quadrinhos afirmou que o livro(são 582, páginas).
Bom, não tenho muito mais o que dizer, a não ser que é recomendadíssima, espero que comprem e apreciem. Depois que lerem postem aqui o que acharam, se vão ler também e se já leram, espero que comentem!
Vou deixar mais um trecho da Graphic Novel para vocês. Essa, para mim é quando Craig consegue se libertar de todos os dogmas e regras que o limitavam.
(Spoiler!!! Mas da para ler que não influencia nada na história. =D)
Craig fala para o pastor que achou algumas mensagens contraditórias na Bíblia(No Livro de Eclesiastes, para ser mais exato) e o pastor disse que aquilo era normal, a bíblia passara por muitos tradutores e que era para Craig aceitar aquilo como um processo de amadurecimento. Então, Thompson deixa a seguinte reflexão:
“Processo de amadurecimento?
“Processo de amadurecimento?
Isso eu não podia engolir.
Me ensinaram que as palavras da Bíblia tinham saído direto da boca de Deus. Se elas foram mesmo sutilmente modificadas por gerações de escribas e pasteurizados a cada tradução, então – para mim- sua VERDADE havia acabado.
De repente vi que era absurdo que algo divino como a voz de Deus pudesse ser resumido em forma física(e produzida em massa).”
Vale visitar o site do autor:
http://www.dootdootgarden.com
http://www.dootdootgarden.com